Pages

Tecnologia do Blogger.

O Voto não é Secreto



O Voto não é Secreto

A muito tempo venho me perguntando se o voto realmente é secreto e o porque dele ser assim.
Se eu compro uma mercadoria recebo a nota fiscal, pois caso a mercadoria apresente algum problema ou não funcione como diz a propaganda poderei recorrer a autoridade competente para ter meu direito garantido.
Porque a urna eletrônica não funciona assim, ela poderia emite um ticket com os nomes dos candidatos que eu votei, pois se por ventura os candidatos não cumprir o que ele prometeu para mim ou para população durante a campanha eleitoral poderei recorrer a autoridade competente para fazer com que ele cumpra, se não ele pagaria uma indenização ao eleitor que recorreu, caso vários eleitores recorram coletivamente o politico perde aqueles votos da população que esta recorrendo e descontaria do coeficiente eleitoral do partido do politico podendo ele perder o mandado por falta de votos. Assim seus companheiros e o partido estariam sempre cobrando o politico a cumprir suas promessas.
Porque digo que o voto não é secreto, porque ele realmente não é. Digo que não é principalmente para os cargos minoritários, como vereador e deputado estadual é fácil saber se a pessoa votou ou não no determinado politico que pediu seu apoio.
Vou dar um exemplo.
Tonhão sai candidato a vereador como existem vários candidatos a vereador os votos são disseminados em cada urna/seção que corresponde em média de 200 eleitores. Se o candidato Tonhão pede para a dona Maricota votar nele e ele pede para seu assessor anotar a zona e seção do titulo da dona Maricota, após a apuração dos votos ele teria que ter no mínimo 1 voto naquela seção, pois caso ele não tenha saberá certamente que a dona Maricota não votou no Tonhão.
Isso ocorre em regiões mais distantes de onde o candidato tem força politica, então certamente ele consegue saber se fulano ou beltrano votou nele!
 
Outro ponto que me deixa muito intrigado é saber que a urna eletrônica só libera o voto depois de digitado o numero do titulo, ou seja, os títulos de todos os brasileiros estão previamente cadastrados em cartão de memoria dentro das urnas eletrônicas, quem me garante que nossos votos não são registrados após o mesário digitar nosso numero do titulo e quando votamos a urna eletrônica registra nossos votos logo em seguida, ou seja, o numero do nosso titulo é registrado e libera para você votar na urna eletrônica, você digita os votos de seu candidato e a urna eletrônica armazena no cartão de memoria logo abaixo do numero do seu titulo, ai qualquer um poderá saber em quem você votou.

Autor: Daniel Crepaldi